domingo, 7 de fevereiro de 2010

Visita Campo Aberto-MDRT

Conforme o anunciado, nesta manhã de domingo, alguns elementos do nosso Movimento e da Associação de Defesa do Ambiente Campo Aberto, participaram numa visita a uma parte do rio Tinto. Estivemos nas zonas onde decorrem as obras de construção da nova linha do Metro, bem como no local onde "desagua" o entubamento que há anos "escondeu" o rio dos nossos olhares.
Foi possível verificar, "in loco" algumas evidentes conflitualidades entre este traçado do Metro e o bem natural cuja integridade e requalificação empenhadamente defendemos.



Também pudemos constatar, uma vez mais, os danos que as cheias de final de Dezembro provocaram, designadamente junto do Centro de Saúde de Rio Tinto os quais, passado mais de mês e meio, continuam por reparar.
Entre os elementos das duas organizações, foram trocadas informações e pontos de vista, estabelecendo-se algumas perspectivas de colaboração futura, dadas as afinidades de base que as norteiam.
Neste inicativa esteve presente o ambientalista Paulo Moura que, dias antes, tinha sido violentamente agredido, quando se insurgia contra o abate de algumas árvores, designadamente um carvalho secular, nas obras de terraplanagem de um loteamento que se está a construir junto do antigo mercado de Rio Tinto( e que a imagem ao lado reporta) (ver notícia no JN). A este cidadão, que sofreu fisicamente pelo facto de manifestar uma atitude  de defesa dos recursos naturais que são património colectivo, manifesta o Movimento em Defesa do Rio Tinto a sua solidariedade, repudia as agressões de que foi alvo e exige que se averiguem eventuais responsabilidades por mais esta delapidação de uma peça do património ambiental.

1 comentário:

Anónimo disse...

Mais um exemplo da vacuidade das politicas municipais em termos de ambiente.
Além da evidente ignorância e irresponsabilidade do vereador, dos que lhe dão ordens, estes licenciamentos continuam a fazer tábua rasa das normas servindo interesses imobiliários.
Oportuna e importante a visita.
........
Parabéns