segunda-feira, 28 de novembro de 2011

As torres do nosso descontentamento

Conforme já aqui reportámos, a Câmara Municipal de Gondomar aprovou um Plano de Pormenor do Centro Cívico de Rio Tinto que, entre outras medidas, prevê a construção de quatro torres de onze andares  cada, nos terrenos do antigo Mercado Municipal.
Já nos pronunciámos contra esta decisão que julgamos ser mais um atentado, a somar a outros, contra o equlíbrio desta zona tão emblemática da nossa cidade.
Com efeito, aumentar a capacidade habitacional deste Centro de forma tão abrupta, seria um erro de consequências futuras irreparáveis. Ou seja, aquilo que poderia ser um verdadeiro Centro Cívico, com equipamentos e naturalidade postas ao dispor dos riotintenses, ficaria mais e mais distante, em favor de ávidos interesses imobiliários.
A não ser impedida a concretização destes planos,a ocupação e destruição das zonas de alagamento, da vegetação e da biodiversidade existente, pela maior densidade populacional, com o consequente aumento do número de veículos, trazendo consigo a poluição sonora e do ar, a degradação ambiental, descaracterizariam decisivamente toda aquela zona e por consequência, liquidariam sem retorno, todo o potencial ambiental e patrimonial do rio Tinto e da ribeira da Castanheira, símbolos vivos da nossa cidade.
Está nas nossas mãos erguer, perante estas ameaças, um muro de indignação que seja um obstáculo que impeça a realização de mais este atropelo.
Por nossa parte, não nos remeteremos ao silêncio.
Neste fim de semana, colocámos junto dos referidos terrenos, uma faixa que alerta os que por ali passam, para algo que, estando a tentar correr "no silêncio dos deuses" terá de ser divulgado para que possa encontrar , por parte da população (já que as entidades responsáveis, tais como a ARH e CCDRN parecem "encolher os ombros") a devida resistência.

4 comentários:

Toni disse...

Que interesses perseguem os vereadores que aprovaram este modelo de cidade insustentável? Que compromisso motivou a abstenção dos vereadores do PSD? E, que sedativo justifica o silêncio do PS e da maioria histórica local?

Será que é desta que os riotintenses se unem a valer e recusam com veemência este jogo político e esta agressão que pretende transformar o chamado centro cívico de Rio Tinto numa porcaria urbana.

"Chega de betão no centro de Rio Tinto!"

Fernando Pinto disse...

Isto é demais!!!
Esses senhores são sinal de destruição e de descarado oportunismo.

Movimento em Defesa do Rio Tinto disse...

São inúmeras as reacções de espanto e de desassossego que nos chegam pelos diversos meios, quanto à decisão do executivo da CMG sobre o Plano de Pormenor do Centro Cívico de Rio Tinto, mais apropriadamente chamado de “plano de loteamento”, para a zona da antiga Quinta da Boavista e do extinto Mercado de Rio Tinto.

Numa breve nota de um estimado amigo do rio e fundador do Movimento, ficamos (mais) informados sobre a falsidade deste processo...
... deixemos que seja ele mesmo em discurso directo:
"O mais grave não é isso, é que nesse local foi recusada a construção de um HOSPITAL pela Câmara, porque estava esse local destinado para um Centro Cultural?!!!!
ISSO SIM É QUE É GRAVE"

Palavras para quê?

Anónimo disse...

E que tal, um valente(ão) xuto(s)!?!!


A carga pronta metida nos contentores
Adeus aos meus amores vamos mandá-los
P'ra outro mundo...

É uma escolha que se faz
O passado foi lá atrás