quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Diligências junto da Águas de Gondomar e Câmara Municipal de Gondomar.

Conforme aqui referimos, uma delegação do Movimento em Defesa do Rio Tinto, fez hoje entrega de um documento sobre a ETAR do Meiral e de amostras de água do rio, na Empresa Águas de Gondomar e na Câmara Municipal de Gondomar.

Na Águas de Gondomar, a delegação foi recebida, no átrio, inicialmente por uma secretária da Administração e posteriormente por um outro elemento dos quadros da empresa.
Foi-nos dito que não seríamos recebidos pela Administração porque não estava prevista nenhuma reunião formal. No entanto o documento de que éramos portadores era recebido enquanto ficava assente que o Movimento iria solicitar uma reunião com os dirigentes superiores da empresa. As amostras de água, recolhidas antes e depois da ETAR foram igualmente recebidas.
Seguidamente, estivemos na Câmara Municipal, onde fomos recebidos, no salão nobre, pelo Presidente e Vice-Presidente.
O Presidente, em tom afável e cordial, começou por afirmar o seu desconhecimento das questões de ordem técnica que envolvem o funcionamento da ETAR, mas, após algumas explicações que lhe foram fornecidas pelo Movimento e de visualizar as amostras de água, disse compreender as nossas preocupações. Inclusivamente admitiu a eventualidade de que se possa, como nós próprios temos acentuado, gastar dinheiro inutilmente, numa altura em que o país está mergulhado numa grave crise económica.
No entanto, os dois autarcas presentes, remeteram as questões para a responsabilidade da Águas de Gondomar, empresa que se comprometeram a sensibilizar no sentido de serem concretizadas as melhores soluções, tendo em conta que o processo conducente à remodelação da ETAR já se encontra em fase adiantada.
De salientar a presença da Porto Canal e da RioTintoTV que cobriram o acontecimento (no interior da Águas de Gondomar não foram autorizados a colher imagens).

3 comentários:

Ana de Oliveira disse...

Oxalá seja mesmo verdade, a remodelação da ETAR do Meiral. Já era tempo da ETAR começar a funcionar em condições, contudo eu passo por lá e não vejo grande "agitação" em mudar o quer que seja o que é estranho, porque de certeza que a ETAr não está a cosneguir cumprir com os valores de projecto e tme de fazer alterações ao projectado. Alterações que devem ser vísiveis.. Mas há que ter esperança que esta fase má do rio está a passar... Continuação de um bom trabalho

Mário Reis disse...

Mas a CMG não tem nada a ver com o assunto? Atirar a responsabilidade para as Águas, não é uma espécie..."de sacudir a água do capote".
O que de errado se passa para a Junta de Campanhã e a CMPorto nada digam sobre o assunto, apesar do seu território sofrer as principais agressões?
.

Anonimus disse...

A "LATA" CONTINUA!
Portugal inteiro já sabe que o "Major de Gondomar" tem uma "lata" do tamanho do mundo! A iniciativa do MDRT confirma-o mais uma vez!
Então os seus "muxaxos" votam contra uma recomendação da CDU para a desactivação da ETAR de Rio Tinto. Então a Câmara de Gondomar manda elaborar um estudo de reequilibrio financeiro da concessão à Águas de Gondomar para viabilizar a candidatura ao POVT para a reabilitação da ETAR de Rio Tinto, que prevè a atribuição de um subsído a fundo perdido na ordem dos 85% do dinheiro que querem gastar na "reabilitação" de uma ETAR que não é reabilitável (qualquer coisa como 4 milhões de euros). E a Câmara de Gondomar não tem nada a ver com assunto???!!!
Seria de rir ... se não fosse tão triste! No´início foram os electrodomésticos. Agora - se calhar por causa da crise - são as lágrimas de crocodilo ...!