terça-feira, 28 de agosto de 2012

Projeto de Impacto e Recuperação da Paisagem para a Zona da Levada

O curso de  arquitetura paisagista da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto estudou, durante mais de um ano e meio, as amplas características do território da bacia hidrográfica do Rio Tinto e do Rio Torto.
Um desses grupos de futuros arquitetos enviou-nos recentemente um estudo e uma proposta elaborados para uma  intervenção denominada  Projeto de Impacto e Recuperaçao da Paisagem para a zona da Levada. O desfecho é uma recuperação para o rio Tinto e a ribeira da Castanheira, no sentido de transformar este local num parque público junto ao metro, acrescentando as soluções técnicas necessárias para tornar as linhas de água mais saudáveis e mais aprazíveis e de fruição para habitantes e visitantes do rio Tinto.
Do Estudo Prévio resulta um determinado conceito e uma proposta audaciosa que transcende e questiona  as soluções “tradicionais”... e a finalidade daqueles espaços. Por si só o projecto provoca, relança uma ideia e decifra uma realidade totalmente nova. E mais, a urgência apontada responsabiliza-nos a assumir definitivamente que ou se corrige a situação atual ou teremos a destruição irreversível de áreas naturais sensíveis.
Não é possível transformar a realidade sem ter a plena consciência dos atos e das possibilidades futuras a que este projecto nos incita, o qual traduz  expectativas de inquéritos realizados junto da comunidade, que apontam  para a existência de um Parque Urbano (de resto consignado no PDM), em harmonia com o rio Tinto, no centro da cidade.
Da parte do jovem grupo de futuros arquitetos foi endereçada ao Movimento a mensagem: “Significaria muito para nós podermos ajudar-vos, agora que o trabalho foi realizado e não teremos problema nenhum em reformular espaços com a vossa participação. Contem com a nossa disponibilidade para traçar o objectivo de requalificar a Levada!”
Da parte da população, parece não restarem dúvidas sobre o que há a fazer. Da nossa parte um grande bem hajam, o nosso apoio e incentivo e os nossos parabéns.
Agora…, estarão as entidades de decisão politica e administrativa abertas a uma extraordinária transformação daquele espaço considerando e valorizando o rio Tinto?

2 comentários:

Isabel MC Ribeiro disse...

Mas porque não? se já existe um projecto de recuperação plenamente fundamentado (e com possibilidade de discussão e melhoria!) que razões pode agora apresentar o poder político e administrativo competente para obstar a sua aceitação? ou têm alguma coisa melhor em mente ou não têm força e coragem para fazer alguma recuperação do espaço! .....

Isabel Ribeiro

Joel dos Santos disse...

e ver esse projeto? divulga-lo para a discussão...