segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Ribeira da Castanheira em estado lamentável

A ribeira da Castanheira, afluente do rio Tinto que conflui com este junto da estação de Metro da Levada, tem desde há muito, sofrido atentados mais ou menos graves, entre os quais se destacam a rotura de coletores de esgotos que, por isso, ficam a lançar dejetos na linha de água.
Nas últimas semanas, porque tem havido mais chuvas e porque as caixas e tubagem se vão desgastando com o decorrer do tempo, os acidentes tem sido constantes. A imagem que se segue, recolhida ontem na margem da ribeira, reporta mais uma destas lamentáveis ocorrências.

Vamos alertando as entidades competentes para essas ocorrências, registam-se ações pontuais de remedeio das situações, mas o que é certo é que elas se vão repetindo. É que há um problema de fundo que irá persistir pois, a nosso ver, a colocação de coletores de esgotos nas linhas de água ou junto das suas margens é um erro estrutural que terá mais tarde ou mais cedo, sérias consequências na contaminação das águas.
Mais uma vez alertamos as entidades responsáveis esperando ações rápidas e eficazes na correção e na prevenção destes tão lamentáveis casos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Agora a ribeira da Castanheira amanhã o rio Tinto, no seu pior.
Anos e anos de alerta e pedidos de mudança.
Resultados?
Não são grande coisa.
Conclusão:
Tudo podia estar pior se não fossem espíritos críticos e empenhados, a atenção exemplar do v/ movimento.
Quanto aos poderes autárquicos, que (con)viveram por fora com os acontecimentos e a degradação do ambiente, não há que dar-lhes muito mais tempo.
Ou tem ideias e iniciativas para mudar o rumo e trazer de volta a qualidade da água, ou têm de ser diretamente responsabilizados pelo crime de desleixo e morte do rio Tinto.
Fernando Pinto