quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Um pato-real no Rio Tinto


No decorrer da visita a Rio Tinto realizada no passado dia 16 de Dezembro e que reportamos em post anterior, foi avistado um pato-selvagem, que flutuava nas águas, perto de um açude.

Segundo o Engº Teiga, que orientava a visita,haveria hipóteses diversas para a presença da ave neste local.

Talvez andasse a explorar as condições para uma eventual instalação por ali.

Ou já escolhera essa zona para se alimentar e eventualmente residir.

Ou, então, passou por ali ocasionalmente, vindo, quem sabe, do Parque da Cidade do Porto, que dista poucos quilómetros e onde há dezenas destes e outros animais.

Entretanto, na imagem, também são visíveis detritos pendurados na vegetação das margens e que, não serão certamente, o melhor cartão de visita para qualquer ser que queira fixar residência nesta área.

Mas, a presença do pato, ali, naquele dia e naquela hora, foi uma excelente oportunidade, sobretudo para os mais jovens que nos acompanhavam, para imaginar quão importante seria salvar este rio da poluição e outros atentados, para que readquirisse a punjança viva que já teve em outros tempos.

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Reunião Plenária

Realizou-se, no passado Sábado, no salão nobre da Junta de Freguesia de Rio Tinto, uma reunião plenária de aderentes ao Movimento em Defesa do Rio Tinto.
Esta reunião estava inicialmente prevista para o Centro Cultural de Rio Tinto, mas a Câmara Municipal de Gondomar, comunicou, na véspera de evento, que a iniciativa não era significativa para que aquele órgão autárquico cedesse as referidas instalações.
Durante o encontro, foi feito um balanço das actividades já realizadas e foram revistas as iniciativas previstas para breve, e das quais se destacam a acção de limpeza de um troço do rio, a decorrer no próximo dia 10 de Março, e a caminhada pelo rio, prevista para 25 de Março.

Numa segunda fase da reunião, discutiram-se questões relacionadas com a eventual progressão do Movimento para "Comissão Especial"( nos termos do artigo 199 do Código Civil) ou para "Associação" dotada de personalidade jurídica.
Ficou acordado que um grupo de trabalho iria estudar o assunto com mais profundidade, equacionando os prós e contras das diversas opções, para posterior decisão.
Finalmente, foram recolhidas sugestões dos presentes, tendo em vista a continuidade do Movimento.

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

A palavra aos jovens

Um dos objectivos deste blogue é criar espaços em que possam ser divulgadas actividades de defesa do meio ambiente, tal como as que aqui vamos referindo.


Assim, incentivamos alunos e/ou professores, para que nos façam chegar,através do nosso endereço de correio electrónico notícias, imagens, pequenos trabalhos sobre esta tão importante área .


Como exemplo, aqui recuperamos uma breve notícia, publicada no jornal de uma das escolas do 1º ciclo de Rio Tinto.


Já tem alguns anos (saiu em 1999) mas, como se vê, não perdeu a actualidade.





Rio Tinto - A cidade e o rio
O nosso rio chama-se Rio Tinto. Foi o rio que deu o nome à nossa cidade. Este rio nasce na Formiga e desagua no Rio Douro. Ele tem este nome porque há muitos anos atrás houve uma batalha, neste lugar, e o rio ficou tingido com o sangue dos mortos e feridos.Dizem os nossos pais e avós que antigamente as águas eram puras e limpas.Hoje isso já não acontece, as águas do rio estão poluídas e já não têm peixes.Há certos sítios onde já não se vê o rio pois ele foi desviado e canalizado.É pena que o nosso rio, não seja, um rio não poluído, com lindas margens onde possamos brincar!

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

Onde fica

Tendo em conta que o nosso blogue começa a ser mais visitado, talvez seja oportuno, para quem não conhece esta região, referir, um pouco mais precisamente, a localização deste rio que defendemos.
Assim, citando a Wikipédia, aqui vos deixamos alguns dados de orientação:

Rio Tinto é uma freguesia do concelho de Gondomar e do distrito do Porto, com 9,5 km² de área e 47 137 habitantes (censo de 2001). Densidade: 5 317,2 h/km².


Rio Tinto tem o seu nome ligado ao rio que a atravessa, havendo mesmo uma lenda que explica o seu topónimo.
No início do século X, os
Cristãos ganhavam terreno aos Mouros . Governava o Conde Hermenegildo Gutierres o território da Galiza até Coimbra, tendo como centro o Porto.
Contudo, o Califa Abdelramam III, com um poderoso exército, fez uma violenta investida, cercando a cidade do Porto. O Rei Ordonho II desceu em socorro do seu sogro, o Conde Gutierres, conseguindo afastar os Mouros e perseguindo-os para longe da cidade.
Junto a um límpido ribeiro, travou-se a sangrenta batalha. Na memória do povo, ficou o sangue derramado que, de tão abundante, tingiu as cristalinas águas do rio, passando desde então a chamar-se Rio Tinto.
O rio atravessa a freguesia sensivelmente a meio, numa orientação aproximada Norte-Sul. Nasce em
Ermesinde, muito perto do limite norte da freguesia e é a principal, e quase única, linha de água que existe na localidade. Durante séculos, o rio forneceu à população água e peixe. As lavadeiras ganhavam a vida nas suas águas, proliferavam nas margens os moinhos, cujos moleiros disputavam com os lavradores a água das regas. Mais recentemente, durante a última década do século XX, o rio que corre em Rio Tinto foi alvo de um crime ecológico, tendo uma parte considerável da sua extensão sido entubada e enterrada a alguns metros abaixo da superfície do solo, de forma a facilitar a expansão urbanística do pequeno município.
Resta dizer que este rio desagua no Douro, muito perto da ponte do Freixo.
(clicar sobre os mapas, para aumentar as imagens)

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

Caminhada pelo rio Tinto


No dia 25 de Março, pelas 10:00 horas, estamos a prever uma caminhada pelo rio Tinto. Será mais uma jornada de divulgação e sensibilização para os problemas que afectam o rio da nossa cidade. Estamos certos de que, com a mobilização de todos, será possível recuperar o rio Tinto, transformando-o numa real mais-valia para todo os riotintenses. Brevemente daremos mais informações sobre esta actividade.
Na imagem apresenta-se uma maqueta do cartaz de divulgação da actividade.

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Defender um rio, uma tarefa colectiva

A luta pela defesa de um ambiente saudável é, certamente, uma tarefa que compete, em primeira linha, aos que mais directamente usufruem desse meio.
No entanto, essa luta não se esgota na acção das populações que mais imediatamente são atingidas por eventuais erros ou insuficiências ambientais.
Nos dias de hoje, perante as ameaças que globalmente impendem sobre o nosso planeta, tudo o que se fizer, aqui e ali, para que se possam reverter os danos que vamos acumulando, serão achegas com que todos podemos e devemos contribuir.
No caso presente, o movimento que se criou em torno da defesa de um bem inestimável como é o Rio Tinto, terá tanto mais eficácia, quanto puder extravasar os próprios limites da região onde tem o seu curso.
É mobilizando atenções, acolhendo contribuições, sugestões e críticas, que poderemos ser cada vez mais eficazes.
E a blogosfera, uma estrada de comunicação onde cada vez mais gente circula, poderá ser um meio de congregar vontades nesta tarefa que a todos terá de mobilizar.
Ajudar a divulgar este blogue, poderá ser, desde já, uma primeira e valiosa ajuda para esta causa que abraçamos.

sábado, 3 de fevereiro de 2007

Águas do Douro e Paiva entrega prémio à EB 2,3 de Rio Tinto n.º 2

A AdDP premiou, no dia 26 de Janeiro de 2007, os 15 projectos vencedores do Concurso Projecto Mil Escolas.
De entre eles está o projecto da EB 2,3 de Rio Tinto n.º 2, com o tema "a história de um rio..."
Desta forma, a escola recebeu 500 euros para aquisição de material pedagógico de apoio ao desenvolvimento dos projectos escolares, com vista "...a induzir a mudança de comportamentos das comunidades escolares no sentido da preservação da água e dos ecossistemas ribeirinhos."
Trata-se de mais um pequeno passo, para a despoluíção do rio Tinto.
Parabéns aos docentes

A noticia pode ser consultada no sitio da AdDP