quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Quando o rio fala mais alto, há quem seja obrigado a acordar...

Transcrevemos breves extractos desta notícia do JN:

A Região Hidrográfica do Norte pediu ontem à Faculdade de Engenharia uma auditoria para perceber como poderão ser reduzidos os riscos de cheias em Rio Tinto.

O presidente da ARH do Norte já admitiu que as obras do metro do Porto, para construção da linha Dragão/Venda Nova, são outro foco "de pressão fluvial sobre a zona de risco de cheias". "Não podemos ignorar que é uma questão adicional. Temos que procurar mitigar essa questão adicional", referiu Guerreiro Brito.
"É um claro conflito entre uso do solo e gestão da água. Estas casas em zonas de risco de cheias não deviam existir", declarou António Guerreiro Brito, recusando-se, porém, a defender demolições. Apenas disse que "a análise custos/benefícios pode ser efectuada" pela Câmara de Gondomar.
...
Embora continuem a aparecer responsáveis por muitos desmandos cometidos sobre o rio a “sacudirem a água do capote” e a lançarem as culpas para as “inesperadas intempéries” o certo é que o facto de o rio “ter falado “ mais alto, teve o condão de fazer acordar consciências.
E tudo isto deveria fazer com que alguns detractores do Movimento, alguns que, em diversos momentos tentaram denegrir a nossa imagem ,as nossas denúncias, os nossos apelos, os nossos receios, reconhecessem que, afinal tínhamos razão.
Há certas palavras que, mais tarde ou mais cedo, acabam por partir “telhados de vidro”.

2 comentários:

Luiz F. Pinto disse...

O referido relatório será do domínio público?

Adelaide Vieira disse...

A notícia do JN revela a face “oculta” da sujeira asquerosa e desonesta!...
Então não é, que essa grande vítima e grande referência autárquica, com uma carreira irrepreensível, que é o José Luís Oliveira, culpa a Metro em 70% pelas cheias e os outros 30% às chuvas intensas.
Os licenciamentos em desacordo com os regulamentos, a falta de limpeza dos cursos de água, a balda no saneamento, os entubamentos e o Metro em cima do rio, são da lavra de quem?

Porque não, uma campanha para Limpar Gondomar desta badalhoquice?