domingo, 18 de dezembro de 2011

Dinheiro por água abaixo?

Segundo aviso publicado no Diário da República nº 239 (II série) de 15 de Dezembro, a ADG- Águas de Gondomar S.A. anuncia a abertura de concurso público para Empreitada de Concepção/Construção da Remodelação da ETAR de Rio Tinto. O preço base para este concurso é de 4 750 000  euros.
Como já reiteradamente aqui temos referido, o nosso Movimento manifesta-se contrário a este projecto de remodelação da ETAR, por considerar que ela não vai resolver os problemas de fundo que a afectam. Essencialmente, a questão tem a ver com o facto de esta estação estar desadequada ao contexto em que se insere, ou seja, integrada num rio cujo caudal, na maior parte do ano, é diminuto, o que faz com que os efluentes à saída da ETAR contribuam para o aumento da contaminação do rio, o que é contraditório com a função que supostamente lhe seria cometida.
Por isso, consideramos que este concurso representa um erro que, a concretizar-se, iria conduzir a uma delapidação inglória de significativos meios financeiros.
Estaremos ainda a tempo de contribuir para que os responsáveis emendem a mão e travem este erro?
Achamos que sim, desde que nos mobilizemos no sentido de fazermos ouvir a nossa voz colectiva.
Remendar esta ETAR é, literalmente, mandar dinheiro por água abaixo!

3 comentários:

Marco Martins disse...

Infelizmente, só assim fiquei a saber da abertura do concurso, cujo projecto nunca foi dado a conhecer à Junta de Freguesia, nem pela Câmara nem pelas Águas de Gondomar. Parece-me que a solução passaria por desactivar a ETAR do Meiral, prolongando o emissário até à ETAR do Freixo, aproveitando assim a intervenção para reabilitar aquele troço do rio Tinto, assim como as respectivas margens.

Ricardo Pereira disse...

O rio Tinto devia exigir um rigoroso planeamento coordenado, para sair reforçada a relação com a vida local, sentir e viver o mais possível em harmonia com a natureza.
Todos temos a obrigação de rever as nossas posições, inclusivé a CMG face a este importante e assertivo alerta do Movimento.
É impossível desbaratar recursos escassos numa estrutura que ainda que beneficie de melhorias, nunca resolverá o problema de poluição.
Depois é de arrepiar esta decisão!!!
- O que tem a dizer a ARH Norte, sobre este investimento falhado, principal fonte de poluição do estuário do Douro?
- O que diz a CMP e o Rui Rio, quando aquele efluente vai continuar a contaminar as margens no Parque Oriental?
Mais uma vez, o Movimento na mouche!!!

ALPD disse...

Este anúncio contraria uma decisão da Assembleia Municipal de Gondomar que, por proposta da CDU, recomendou à Câmara de Gondomar a desactivação da ETAR de Rio Tinto e o encaminhamento das águas residuais para a ETAR do Freixo, que está a ser utilizada apenas em 55% da sua capacidade.
É estranho que a ARH Norte e a CMP, conhecendo a deliberação da AMG, nada façam para evitar que sejam "deitados ao lixo" cerca de 5 milhões de euros, dos quais 85% são dinheiros públicos (fundos comunitários).
É chocante! sobretudo quando este (des)Governo está a exigir aos portugueses que apertem o cinto muito para além do último furo ...!