quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Ainda e sempre a ETAR do Meiral

Numa altura em que decorre o concurso público para "remendar" a ETAR do Meiral, não deixe de visionar este vídeo.

Fica a perplexidade em todos nós: a pouco mais de 1500 mts, constrói-se, e bem, o Parque Oriental da cidade do Porto. Pelo meio passa o rio Tinto.
Esta é daquelas obras com dinheiros públicos em que se tem a sensação de que há qualquer coisa de errado. As justificações dos empossados, ou melhor a falta delas, relacionam-se com decisões que são totalmente exteriores ao rio e à sua função. E isto não é bom prenúncio quando estão em causa fundos públicos, do QREN e se vão empurrar para o futuro problemas graves de qualidade da água e de saúde pública.
A CMG e a empresa Águas de Gondomar, a CMP e a empresa Águas do Porto, a ARH e a Junta Metropolitana do Porto, não devem entender-se e fazer melhor? O que obsta a uma boa solução para o rio Tinto, para a melhoria das águas do estuário do Douro e das praias oceânicas? O Ministério do Ambiente vai consentir um gasto de cerca de 5 milhões de euros de dinheiros públicos que não resolve o problema?

1 comentário:

Fernando Pinto disse...

Num estudo de Adriano Bordalo e Sá, hidrobiológo do Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar (ICBAS), este afirmava sobre o estuário do Douro:
“Temos entre 200 a 500 vezes mais contaminação fecal do que a que nos permitiria ter bandeira azul na barra do Douro”.
Adiantava ainda que, a poluição tem a principal origem nas descargas de águas residuais domésticas do milhão de pessoas cujas casas drenam, oficialmente ou não, para o estuário do Douro.

Visto isto, a gastar dinheiro, deve ser para solucionar esta aberração.