sábado, 12 de junho de 2010

Aí está a solução provisória ou coincidências...

Depois de mais de cinco meses de sujidade no rio, de alertas e pedidos de intervenção, e, coincidindo com a iniciativa tornada pública da concentração "O rio não é um esgoto" a 4 de Junho, eis que se inicaram os trabalhos de reparação do colector junto ao Centro de Saúde. Como foi noticiado, a própria ARH admite esta solução como provisória, aguardando-se uma intervenção mais profunda naquela margem em resultado do estudo solicitado a um professor da FEUP. Na verdade aquele problema fica parcialmente resolvido, empurrando-o para juzante. Como temos vindo a alertar se queremos uma qualidade aceitável da água do rio Tinto, de modo a tornar possível a presença de espécies autóctones ou a convivência saudavel do rio com o Parque Oriental da cidade do Porto em desenvolvimento, nenhuma infra-estrutura de tratamento de águas deve lançar o "efluente industrial" naquele curso, devido ao baixo caudal do rio em época de estiagem. Se dizemos nenhuma, muito menos a ETAR de Rio Tinto, esta ou outra que venha a resultar de remendos de todo ineficientes.
Na reunião que realizámos com o administrador da empresa municipal Águas do Porto, o mesmo afirmou que a ETAR do Freixo tem capacidade para tratar os esgotos de Rio Tinto. Não se entende que problemas seriam adiados para o Porto, para daqui a dois ou três anos, a que faz referência o vice-presidente da CMGondomar, nem por que razão ou razões, depois de essa solução ter sido acolhida e estar a ser mediada pela ARH Norte (numa reunião realizada na manhã do dia 1 de Fevereiro de 2010) ela foi abandonada. Diriamos que, de novo, o processo não é de todo transparente. Que se impõe o esclarecimento e a intervenção da ARH Norte para que, fazendo uma análise técnica e ambiental do todo, solucione de vez e para o futuro este grave problema.

2 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia.
Estando de acordo com a nota, gostava de deixar um alerta:
Que o Movimento não se deixe "comer" por esta pequenissima (embora importante) medida de remedeio.

É que estes tipos -seja o "Promotor" de bebedeiras, também dita Festa da Cerveja ou a maioria que está na Câmara Municipal de S. Cosme (Valentim+PS+PSD)- precisaram de "meio ano" para colocar a porcaria de "meia dúzia de metros" de tubo plástico.

Sabendo-se como funcionam as "obras provisórias" em Portugal (basta lembrarmos-nos das de Santa Engrácia...)é fácil imagine-se quantos anos bissextos vai ser preciso para Salvar/recuperar o rio Tinto!

Não tenho dúvidas que sem a pressão do Movimento ainda seria pior...

Assim, apelo ao Movimento para não esmorecer na luta pelo defesa do rio. Porque, enquanto riotintenses, merecemos melhor e isso é possível. Basta ver o JN de hoje para se perceber como os nossos vizinhos vão tentando resolver os mesmos problemas!

Emejoteme

Anónimo disse...

Sobre a questão do possivel - e por muitos desejável - encerramento da ETAR de Rio Tinto, e consequentemente encaminhamento dos esgotos para a ETAR do Freixo, talvez fosse bom procurarem a verdade junto do Presidente da ARH, por exemplo, e deixarem de acreditar no "curandeiro" do Porto, o mesmo que da boca para fora diz que resolve todos os problemas das ribeiras do Porto, mas depois manda para as mesmas os esgotos do Cerco, do S, João de Deus e outros que lhe dá jeito...
Deixem de ser anjinhos...